Relatório de Gestão de 2017

Em 2017 assinalaram-se os 35 anos de existência da ARGE. Foram muitos os que ao longo destes anos se empenharam e dedicaram para que fossem dadas respostas aos seus Associados nos planos social, da solidariedade, informativo, cultural e recreativo.

Durante este ano, a Direção continuou a promover ações em cada um destes planos e prosseguiu os objetivos da ARGE tendo em vista o Plano de Atividades e o Orçamento, oportunamente aprovados na Assembleia Geral de 18 de Novembro de 2016.

De acordo com as obrigações e os prazos legais, efetuaram-se duas Assembleias Gerais Ordinárias: uma em 29 de Março de 2017 para apreciar e votar o Relatório e Contas de 2016 – e que foram aprovados por unanimidade – e outra em 23 de Novembro de 2017, com dois pontos principais agendados: Prolongamento do mandato dos membros dos Órgãos Sociais da ARGE até ao fim de 2018, de modo a cumprir o que determina o artigo 21º-C, nº 1 do Decreto-Lei 172-A/2014 de 14 de Novembro e a apreciação do Plano de Atividades e Orçamento para 2018. Os dois pontos foram aprovados por unanimidade.

A Direção reuniu mensalmente, tal como determinam os Estatutos da Associação, efetuou uma reunião extraordinária e realizou reuniões com cada uma das Delegações.

Ao longo do ano foram concretizadas inúmeras atividades nos diversos planos, que a seguir se sintetizam:

– Solidariedade

 Esta área, considerada fundamental pela Direção, consubstancia o principal compromisso com os Associados, procurando dar resposta a problemas de saúde, de solidão ou de necessidades financeiras dos mesmos. Para essas respostas, contámos com o subsídio que nos é concedido pela Galp ao abrigo do Protocolo em vigor e que é de primordial importância.

A grande maioria dos Associados são reformados, numa faixa etária bastante elevada e, por isso, cada ano que passa, representa uma maior necessidade de apoio: mais visitas domiciliárias, mais acompanhamento no caso de internamentos hospitalares ou em casas de repouso e maior auxílio, na vertente financeira, principalmente em situações pontuais. Com a degradação do valor das pensões – pois muitos dos Associados já estão reformados há mais de 25 anos -, tornou-se por vezes necessário ajudar a dar resposta a bens de primeira necessidade ou para que o Associado tenha podido usufruir de equipamentos ou acessórios indispensáveis a uma vida um pouco melhor.

Durante o ano de 2017, foram analisados pela Direção 24 processos, que se encontram descritos, documentados e arquivados na Sede da ARGE e que foram, na sua maioria, objeto de ajuda financeira: complemento de próteses dentárias, disponibilização de acompanhamento domiciliário, comparticipação em medicamentos, em material ortopédico e ajuda para deslocações a centros hospitalares.

Com o apoio da Delegação Centro foi feita a identificação e visita a alguns Lares e Casas de Repouso visando a possibilidade de celebração de Protocolos que permitam diversificar a oferta aos nossos Associados e Familiares que necessitem ou venham a necessitar do recurso a este tipo de serviço. Como resultado, foi assinado o protocolo de Cooperação com a Residência Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Profª Maria Ofélia Leite Ribeiro, em Alcoitão e renovado o Protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa.

Foram feitas cerca de 30 visitas a Lares para visitar e acompanhar colegas ali residentes e também, num acompanhamento de maior proximidade, realizaram-se visitas domiciliárias (36) a Associados com problemas graves de saúde ou casos de manifesta solidão.

Foram também efetuadas 21 visitas hospitalares a Associados internados para quem o acompanhamento foi muito importante. Por último, a referência à aquisição de mais um andarilho, dado o crescente pedido de empréstimo deste tipo de equipamento. Em finais de Dezembro de 2017 o equipamento ortopédico existente era de 7 cadeiras de rodas, 3 andarilhos, 4 canadianas, 1 banco giratório de banheira e 4 bengalas-stick, que se encontram à disposição dos Associados que dele necessitem.

– Boletim e Site

Em 13 de Fevereiro de 2017, a Direção reuniu com os membros da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho Fiscal, das Delegações e com o editor responsável pelo Boletim e Site, para se fazer uma reflexão sobre estes meios de comunicação e, duma forma geral, da Comunicação na ARGE.

Desta reunião resultou a alteração do Site para um formato mais dinâmico e interativo, que possa responder às novas aplicações informáticas e procurar que o Boletim seja um veículo com mais conteúdo na comunicação e com maior participação dos Associados.

O Site espelha a realidade da ARGE e possibilita ainda que haja informações mais atualizadas, que a periodicidade do Boletim não permite. Para além disso é um repositório dos Estatutos, dos diversos Regulamentos, dos Boletins e do histórico da Associação.

Contudo, e dado o perfil da grande maioria dos nossos Associados, o Boletim continua a ser o meio de comunicação que tem a melhor aceitação e por isso têm-se incentivado as Delegações para serem responsáveis por divulgar assuntos que considerem de interesse desde notícias, entrevistas, fotos, textos ou outros.

No decorrer do ano foram emitidos, com a periodicidade prevista, 4 Boletins e ainda 3 Informações, que foram intercaladas com os referidos boletins uma vez que se tratava de ações específicas que tinham prazos a cumprir na sua divulgação.

 – Associados

 No final de 2017 estavam registados 2633 Associados, menos 27 face ao final do ano anterior, mas que continua a representar um número bastante razoável face ao universo de possíveis Associados. Através da sua quotização contribuem, de uma forma sustentável, para a ARGE e, com a sua continuação, permitem um reforço do espírito voluntário que faz com que se continue a acreditar nos objetivos traçados.

De referir o trabalho louvável dos membros das Delegações na obtenção de novos Associados mas que acabou por ser obscurecido com o número de falecimentos: houve 48 inscrições, 2 desistências e 73 falecimentos.

Para que se possa alterar este ritmo a Direção enviou, no último trimestre do ano, uma missiva de apresentação da Associação aos Reformados da Galp que não são Associados da ARGE e esperamos que muitos deles se inscrevam.

Continuaremos também a tentar que, através de uma apresentação sintética da ARGE expressa na ficha de inscrição que os novos colaboradores da Galp recebem,  os mesmos fiquem sensíveis aos nossos objetivos solidários e à vertente de voluntariado que nos ove, e passem a fazer parte do nosso universo.

– Delegações

De realçar todo o trabalho, disponibilidade e espírito de missão mais uma vez manifestados pelos membros das Delegações Norte, Centro e Sul, no decorrer de 2017. Impulsionados pelos respetivos Coordenadores, colaboraram com a Direção, nomeadamente contribuindo com artigos para os Boletins, na preparação do almoço anual – sem os quais este evento não teria sido possível -, e também na importante missão que é a Solidariedade, nas suas diversas vertentes. No final do ano, promoveram os já tradicionais almoços de Natal, realizados a nível local, e que este ano ultrapassaram as três centenas de inscritos.

 – Atividades

  – Encontro anual de âmbito nacional

Em 27 de Maio de 2017 decorreu na Quinta d’Oliveiras, perto de Abrantes, o almoço-convívio anual, tendo estado presentes cerca de 450 convivas.

Tal como nos anos anteriores foi um dia festivo, de reencontro de antigos colegas e amigos que, na maioria dos casos, só se revêm nestas ocasiões. Mas este evento serviu também para celebrar os 35 anos da ARGE, pelo que foi feita uma retrospectiva da vida da Associação, projetou-se uma mensagem de felicitações amavelmente enviada pelo CEO da Galp, Engº Carlos Gomes da Silva, onde também transmitiu o que é a empresa na atualidade e traçou o desejado futuro da mesma.

Destaca-se também a entrega de prémios atribuídos aos Associados vencedores do I Concurso de Fotografia, subordinado ao tema “Avós e Netos” e o filme com alguns momentos do historial da ARGE.

No momento da partida foram muitos os que transmitiram o seu agrado pelo evento e a forma como ele decorreu.

Mais uma vez a ARGE suportou o custo do transporte e comparticipou, com um  ligeiro diferencial, no custo da refeição.

– Almoços de Natal

Tal como referido acima, cada uma das Delegações organizou, a nível local, o almoço de Natal com os Associados das respetivas zonas geográficas.

O número de inscritos nestes eventos tem aumentado anualmente, o que significa que é também uma iniciativa bem aceite pelos Associados e em que, tal como no almoço anual a nível nacional, o convívio proporciona momentos de reencontro.

Foi por isso com muita satisfação que a Direção da ARGE esteve presente e comparticipou no custo do evento.

– Visitas às Refinarias de Matosinhos e de Sines

Nos dias 3 e 17 de Outubro realizaram-se visitas às refinarias da Galp: Associados da Delegação Norte e da Delegação Centro visitaram a Refinaria de Sines e Associados da Delegação Sul visitaram a Refinaria de Matosinhos.

Esta oportunidade ficou a dever-se à amável disponibilidade do Diretor Operacional de Refinação, Engº Martinho Correia e dos seus colaboradores mais diretos que contribuíram para que os Associados da ARGE tivessem ficado a conhecer (ou a conhecer melhor) a realidade do sistema refinador da Galp, não só pela observação in loco mas também visionando uma apresentação e filmes esclarecedores.

– Apoio técnico e prestação de informações

No decurso do ano, um número considerável de Associados contactaram os diversos membros da Direção e das Delegações, no sentido de pedir apoio e também para solicitarem esclarecimentos.

Os temas foram diversificados mas podem indicar-se mais de 50 casos sobre os seguros de saúde, 12 sobre pensões de sobrevivência e 3 para ajuda no preenchimento do IRS. Contudo, o maior número de pedidos prendeu-se com o Fundo de Pensões, tendo a ARGE sido contactada por mais de 100 Associados, para serem esclarecidos quanto a uma carta emitida, perto do final do ano, pela Caixa Geral de Depósitos sobre o Fundo de Pensões – Comissão de Acompanhamento dos Planos de Pensões (CAPP) e que os deixou preocupados. A Direção e as Delegações procuraram esclarecer as dúvidas na altura do contacto feito pelo Associado; posteriormente a Direção, representada pela Presidente, referiu-se a este assunto nos almoços de Natal e em Janeiro vai ser enviada uma circular aos Associados Reformados que pertencem ao Fundo de Pensões Petrogal, procurando mais uma vez clarificar o assunto.

– Rastreio de nutrição

Em 21 de Novembro de 2017 realizou-se no Bairro da Bobadela um rastreio sobre cuidados de saúde, mais concretamente de nutrição, com diagnóstico realizado por uma médica nutricionista do Posto Médico da Galp, que mereceu o interesse de uma parte dos Associados que ali vivem. Foram feitos 28 rastreios, tendo esta ação tido a comparticipação da ARGE.

 – Consignação de 0,5% do IRS

 Pelo segundo ano consecutivo a ARGE, sendo uma das beneficiárias da consignação de 0,5% do IRS, autorizada pela Autoridade Tributária e Aduaneira, recebeu a correspondente verba que resultou das diversas declarações em que os contribuintes assim o manifestaram. Em 2017, foi recebida a quantia de 31.946,82€, valor muito significativo para a nossa Associação.

Para sensibilizar o maior número possível de contribuintes (Associados – Reformados, Pré-reformados ou no activo e trabalhadores da Galp de uma maneira geral), a Direção elaborou um folheto sobre este assunto, que foi divulgado no Boletim, no Site da ARGE e entregue via postal.

– Relação Institucional com a Galp

 Ao longo do ano foram várias as reuniões efetuadas com:

–  O Diretor da Direção de Pessoas, Dr. Paulo Pisano, e também com algumas Áreas desta Direção, nomeadamente a de Operações;

–  O Diretor Operacional de Refinação, Engº Martinho Correia;

–  A Direção Financeira Corporativa na área relacionada com o Fundo de Pensões;

–  A Médica Coordenadora dos Postos Médicos da empresa, Drª Maria Teresa Costa;

–  A Galp Voluntária, que sempre convida a ARGE quando as ações se enquadram no perfil dos nossos Associados;

–  E também, pontualmente, vários contactos em outras Áreas da Galp.

A todos a Direção muito agradece a colaboração, disponibilidade e apoio prestados, não podendo esquecer a Área de Marketing e Comunicação que nos continua a disponibilizar as Notícias Galp, que tão úteis são para informar os Associados através da sua publicação no Site e a divulgação nos Boletins.

– Outros assuntos

A ARGE esteve presente em:

–  Duas Conferências no ISCTE subordinadas ao tema: “IPSS Promotoras de Saúde”;

–  Na palestra “Como ter voz: comunicar para influenciar”, a convite da Galp;

–  Na Conferência da Multicare sobre Medicina online – orientação médica online, também a convite da Galp.

Lisboa, 20 de Janeiro de 2018

A Direção da ARGE