Os novos Órgãos Sociais da ARGE – Associação dos Reformados da Galp Energia, eleitos no final de 2018 (8 de Novembro), iniciaram a sua atividade no início de 2019.

O seu Plano de Atividades e Orçamento foi o aprovado na mesma AG de 8 de Novembro

Em 2019 realizaram-se duas Assembleias Gerais, a primeira a 27 de Março, em Leça da Palmeira, onde se aprovaram o Relatório e Contas de 2018, da anterior Direção, a segunda em 27 de Novembro, em Vila Nova de Santo André, onde se aprovaram o Plano de Atividades e o Orçamento para 2020.

As reuniões da Direção realizaram-se mensalmente, tendo diversas vezes assistido convidados e membros das Delegações.

SOLIDARIEDADE 

A principal área de atenção da Direção da ARGE foi a Solidariedade.

Existiu um trabalho incansável e permanente, tendo a Direção tido o apoio das Delegações, de anteriores Membros dos Órgãos Sociais e tendo Galp Energia encaminhado diversos processos de pedidos de apoio.

Existiu um acréscimo significativo de processos, mais 50% do que no ano anterior e, após análise criteriosa, com os meios disponíveis, os apoios concedidos subiram mais de catorze por cento, em valor.

Apenas uma pequena parte deste apoio foi realizado através de empréstimos, que têm vindo a ser regularizados.

Também continuamos a tentar regularizar empréstimos efetuados em anos anteriores.

A nossa ambição é chegar ainda mais a sócios que estejam em dificuldades e continuar a aumentar quer o número quer os apoios monetários ou outros.

BOLETIM, INFORMAÇÃO e SITE 

O Boletim da ARGE é um importante meio de divulgação das atividades da nossa Associação mas, também, de intercâmbio entre os sócios e outros colegas que participam de uma forma tão empenhada para dar a conhecer as suas histórias, as de outros ou realizações e iniciativas que a todos interessa.

Os quatro Boletins de 2019 tentaram esse objetivo e foram complementados pelas Informações que foram editadas e distribuídas em momentos concretos de divulgação, nomeadamente de Assembleias-Gerais, de Convocatórias e sua Documentação bem como outras informações úteis.

O Site sofreu um importante rejuvenescimento, modernização e transformação num meio de mais fácil e amplo acesso.

ASSOCIADOS 

Prosseguiram as permanentes campanhas para conseguir que mais colegas e suas famílias, quer reformados quer no ativo, se juntassem a nós.

Não é tarefa fácil, principalmente se observamos um envelhecimento médio do nosso universo.

Tarefa permanente trazermos mais gente para junto de nós.

Os nossos objetivos passam muito por aí.

Fechámos 2019 com 2.623 sócios, tivemos 56 novos sócios durante o ano e as saídas foram 80: 76 falecimentos e 4 desistências.

Uma Mensagem de grande dor e saudade para todos os nossos colegas falecidos em 2019.

ATIVIDADES 

DELEGAÇÕES 

As novas equipas das três Delegações da ARGE, Norte, Centro e Sul, para além de um trabalho de aprendizagem, foram inexcedíveis nas suas atividades, apoio a realizações centrais e regionais, captação de novos sócios, participação nos Boletins e dar a conhecer à Direção casos possíveis de apoio da Solidariedade.

ENCONTRO E ALMOÇO ANUAL 

O nosso Encontro Anual realizou-se na Quinta das Oliveiras, perto de Abrantes, tendo tido a participação de quase quinhentas pessoas. Um êxito.

Muito importante para encontrarmos e reencontrarmos colegas e amigos.

ALMOÇOS DE NATAL 

Mais uma vez os almoços de Natal realizaram-se com grande participação, nas áreas das três delegações, Norte Centro e Sul.

Juntou-se a boa comida a um são e divertido convívio.

Tanto no almoço anual como nos de Natal, a Direção fez todo o possível para o seu sucesso e deu um apoio direto.

OUTROS 

Realizaram-se diversas visitas durante o ano. É um assunto que temos que diversificar e alargar o mais possível para que cada vez mais um número crescente de sócios e suas famílias e amigos possam participar.

PRINCIPAIS NOTAS SOBRE AS CONTAS 

0,5% do IRS

Foram muito importantes as campanhas, quer nos associados da ARGE quer nos colegas da Galp no ativo, que realizámos para que nos fosse assignado um valor significativo em 2019, com o interesse demonstrado pelo contribuintes. A ARGE tem direito a 31.452,57 Euros, mais 344,35 Euros do IVA, o que dá um total de quase trinta e um mil e oitocentos Euros.

A continuar de forma a nos dar mais meios para fazermos mais, principalmente Solidariedade.

SUBSÍDIO GALP ENERGIA 

Manteve-se o valor, esperando-se que sofra uma alteração positiva em 2020, após reuniões realizadas com a Direção de Pessoas da Galp.

COMUNICAÇÃO 

Os valores em 2019 diminuíram cerca de 700 Euros face a 2018.

Foi regularizada uma situação transitória com os Correios, que vinha do passado.

EVENTOS, ALMOÇOS – ANUAL E DE NATAL 

O incremento verificado de 2018 para 2019 de deve-se essencialmente a dois fatores:

– aumento do número de presentes nos almoços, tendo no Anual quase atingido as quinhentas presenças, com o consequente aumento de apoio ao preço da refeição e;

– aumento do número de autocarros necessários, bem como crescimento significativo das tarifas dos mesmos, pese as diversas consultas efetuadas a diversas empresas de transporte.

EVENTOS – OUTROS 

A subida desta rubrica deve-se essencialmente à realização de duas Assembleias-Gerais fora de Lisboa, em Leça da Palmeira e em Vila Nova de Santo André, com o acréscimo de custos de transporte inerente.

Verificou-se, igualmente uma subida de mais de trezentos Euros na rubrica fotografias, por uma mais ampla cobertura das nossas atividades, bem expressas no nosso Site e no Boletim.

BOLETIM / INFORMAÇÕES 

A descida de mais de três mil Euros de 2018 para 2019, deve-se essencialmente à realização de Eleições em 2018, com a necessidade que os anteriores Órgãos Sociais tiveram de emitir com maior rapidez uma Informação, necessária para esse tema.

INTERNET / SITE 

Subida verificada deve-se ao projeto de modernização e atualização no nosso Website, concluído.

OUTROS 

Existiu um aumento porque se procedeu à compra de mastros e bandeiras para serviço das Delegações e para compra de brindes simbólicos, para oferecer aos sócios nos três almoços de Natal.

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer:

  • À Mesa da AG por todo o apoio.
  • Ao Conselho Fiscal por todos os seus conselhos.
  • Às Delegações por todo o seu trabalho.
  • À Galp Energia pelo seu interesse e apoio.
  • Às diferentes entidades com quem colaborámos, o nosso bem-haja.
  • A todos os nossos sócios, Muito Obrigado

Lisboa, 31 de Dezembro de 2019

A Direção da ARGE